Instalação Windows 10 com o pendrive da Thecnica Sistemas 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

HOME
 
DVDs e PENDRIVES
 
DICAS TÉCNICAS
TUTORIAIS e VÍDEOS
 
FALE CONOSCO
 
SERVIÇOS AO CLIENTE

Você está aqui: Home » Tutoriais » Instalar Windows 10 com o pendrive da Thecnica Sistemas

Tutorial: como instalar o Windows 10 com o pendrive da Thecnica Sistemas

IMPORTANTE: Veja também no Youtube o vídeo mostrando o funcionamento do pendrive da Thecnica Sistemas.

A instalação do Windows 10 segue mais ou menos os mesmos procedimentos padronizados da Microsoft.
Contudo, existem vários detalhes que podem atrapalhar quem não tem prática ou conhecimento suficiente para tomar as melhores decisões.
Seja para instalações novas ou para reformatar ou atualizar um PC, procedimentos errados podem ter as seguintes conseqüências:

  • Perda de dados,
  • Performance abaixo do que um PC pode oferecer ou, simplesmente,
  • Perder mais tempo do que seria necessário.

Este tutorial mostra as situações possíveis e como resolver cada uma delas usando o pendrive do Windows 10 da Thecnica Sistemas, que foi criado justamente para facilitar a vida dos técnicos e usuários de informática, especialmente para quem precisa fazer várias instalações de Windows 10, seja profissionalmente, seja seus próprios PCs.

Com o pendrive do Windows 10 da Thecnica Sistemas, não é mais preciso utilizar o RUFUS ou similar para gravar pendrives para diferentes micros, que utilizem BIOS/CSM ou UEFI, MBR ou GPT. Durante a inicialização, o pendrive vai mostrar qual modo foi inicialiado e você pode então escolher diretamente o arquivo ISO fornecido pela Microsoft, seja para uma instalação nova, para uma reinstalação ou atualização.

Se ainda não tem o nosso pendrive, ele pode ser adquirido de duas formas diferentes:

  • Pendrive enviado pelo correio - A forma menos trabalhosa. Você recebe em sua casa um pendrive com a versão mais atual dos nossos instaladores, pronto para uso.
  • Imagem de pendrive por download - A forma mais rápida e barata, mas requer um bom link de internet para baixar 15 GB de dados. Funciona assim: uma vez feita a compra, mandamos um email com o link para fazer o download da imagem do pendrive (fornecida no formato .BIN). A gravação requer um pendrive com pelo menos 16GB (não fornecido) e deve ser feita com o aplicativo gratuito IMAGE USB da Passmark, segundo as instruções que enviaremos junto com o link.

Etapa 1 - Decisão inicial

O fluxograma abaixo ilustra a seqüência de procedimentos e as tomadas de decisão necessárias a encaminhar corretamente a instalação. As explicações estão mais abaixo:

A primeira coisa a decidir (1) é se vai fazer uma instalação nova (formatando o HD) ou se vai atualizar o Windows existente, aquele que está instalado. Em cada opção haverá um caminho a seguir:

Instalação nova

O HD será formatado e tudo o que houver nele será apagado. A seqüência de procedimentos será esta:

  1. Configurar o SETUP do PC para BIOS/CSM ou então para UEFI, conforme seu desejo. Lembramos que UEFI é sucessor do BIOS, oferecendo vantagens como, por exemplo, usar partições de HD no formato GPT que, além de mais eficiente e seguro, permite utilizar HDs maiores que 2 Terabytes.
  2. Configurar o PC para inicializar a partir do pendrive da Thecnica Sistemas.
    IMPORTANTE: Desabilite o SECURE BOOT. Ele deve ser habilitado novamente depois da instalação.
  3. Inicializar o PC usando o pendrive da Thecnica Sistemas. Para cada tipo de inicialização, ele exibirá uma tela diferente, indicando em qual sistema foi inicializado, conforme visto abaixo:
  4. No menu inicial do pendrive da Thecnica Sistemas, selecionar a ISO do Windows 10 mais adequada (32 ou 64 bits). A opção de 32 bits será usada só mesmo para micros muito antigos, que não possuem processador de 64 bits e/ou que não possuem UEFI, trabalhando ainda no velho sistema MBR. Para os demais PCs, a opção mais recomendada é trabalhar em modo UEFI (este modo de estar selecionado no SETUP da máquina).
  5. Feito isto, a imagem ISO escolhida entrará em ação, iniciando automaticamente o instalador. Vá seguindo as instruções e respondendo às perguntas até chegar no final da instalação.

DICA: Repare na figura acima que também existe a opção de rodar o LiveCD do Windows 10. Este LiveCD serve para acessar o HD da máquina, testar o PC e até mesmo utilizar a internet e diversos aplicativos. Isto pode ser útil nas manutenções e também nas máquinas novas, para saber se está tudo em ordem, antes de fazer a instalação propriamente dita.

Atualizar Windows existente

A vantagem deste método é que (teoricamente) não perderá os programas instalados e os dados do usuário. Mas, se ocorrer alguma falha, tudo o que estiver no HD poderá ser perdido. Por isso é aconselhável fazer um backup dos arquivos e ter certeza de que vai conseguir instalar todos os programas novamente, caso alguma coisa saia errado. Tirando estas situações de erro que, felizmente, são exceções, de maneira geral é só seguir os procedimentos abaixo:

  1. Inicie o Windows normalmente. Se o Windows não estiver inicialiando, será preciso partir para a atualização de Windows, mostrada adiante.
  2. Descubra e anote a versão do Windows, seu número de série (código do produto), e se é de 32 ou 64 bits
  3. Fazer backup dos arquivos pessoais
  4. Inserir o pendrive de instalação do Windows 10 da Thecnica Sistemas e mostre seu conteúdo no Gerenciador de Arquivos do Windows.
  5. Localize no pendrive o arquivo ISO que pretende usar (32 ou 64 BITS)
  6. “Monte” o arquivo ISO desejado, para ter acesso aos arquivos. Para tanto, clique com o botão direito do mouse no arquivo ISO que pretender usar. Clique em “Abrir com” e depois escolha Windows Explorer. Isto tornará os arquivos da ISO disponíveis para execução.
  7. Executar o arquivo SETUP.EXE que fica no pendrive, e que você estará visualizando no Gerenciador de Arquivos
  8. Vá seguindo as instruções e respondendo às perguntas, até chegar no final da instalação.

Possíveis erros

Durante o uso do pendrive ou durante a instalação do Windows podem ocorrer uma série de erros. Os mais comuns estão explicados abaixo:

  • Erro 1:
    Ao dar o boot com o pendrive em modo UEFI, vejo uma tela azul onde está escrito:
    “Verification failed: (15) Access denied
    (Falha na verificação: (15) acesso negado)
    Comentário: Significa que o PC não conseguiu inicializar pelo pendrive. Isto geralmente acontece porque o recurso SECURE BOOT (Inicialização segura) está habilitado no modo UEFI. Basta desabilitar o SECURE BOOT no UEFI (BIOS) e reinicialiar pelo pendrive. Depois de instalar o Windows 11, habilitar novamente o SECURE BOOT para manter a segurança do PC.
  • Erro 2:
    Durante a instalação do Windows 10, ao selecionar o disco onde vai ser instalado, aparece uma mensagem dizendo mais ou menos isto:
    “O Windows 10 não pode ser instalado nesta partição porque ela é MBR.”
    Comentário: Significa que o PC já tinha alguma versão de Windows instalado numa partição formatada no sistema MBR.
    Existem duas saídas possíveis:
    1 • Interromper a instalação, rodar o Windows instalado e converter a partição para GPT, conforme explicado nesta página. Feito isto, reinicializar pelo pendrive e tentar a instalação novamente. A vantagem deste método é que não vai perder as informações que estiverem no HD.
    2 • Ainda no instalador do Windows 10, excluir todas as partições e selecionar o disco onde deseja instalar. O instalador vai reparticionar o HD e todos os dados que estiverem lá serão perdidos.

  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.