Instalar o Windows 11 com o pendrive da Thecnica Sistemas 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

HOME
 
DVDs e PENDRIVES
 
DICAS TÉCNICAS
TUTORIAIS e VÍDEOS
 
FALE CONOSCO
 
SERVIÇOS AO CLIENTE

Você está aqui: Home » Equipe

Tutorial: como instalar o Windows 11 com o pendrive da Thecnica Sistemas

O pendrive de instalação do Windows 11 da Thecnica Sistemas / Thecnica Sistemas foi desenvolvido para facilitar a vida dos técnicos de informática.

Se o técnico for instalar o Windows 11 em um micro compatível, é só baixar o arquivo ISO e preparar um pendrive usando o RUFUS, da mesma forma que fazia com o Windows 10 e que está mostrado neste outro tutorial.

No entanto, se o micro não for 100% compatível, o instalador do Windows 11 vai paralizar a instalação logo no começo, dizendo que o PC não é compatível, apresentando a tela abaixo:

Quando isto acontece, existem três saídas possíveis:

  1. Esquecer o Windows 11 e instalar o Windows 10 ou o 8.1,
  2. Gravar um outro pendrive, utilizando o mesmo RUFUS, só que pedindo para retirar as restrições da Microsoft ou, ainda,
  3. Utilizar a ISO do instalador alternativa presente no nosso pendrive do Windows 11. Esta imagem ISO alternativa despreza os requisitos do Windows 11 que mais causam incompatibilidade: processador e o módulo de segurança TPM.

Retirando estas limitações, grande parte dos micros atuais pode receber o Windows 11 numa instalação nova ou até mesmo atualizar do Windows 10 para o 11.

Este tutorial ensina a utilizar o pendrive que preparamos, nas diversas situações que experimentamos durante os testes.
Se você encontrar alguma situação que não foi relatada aqui, favor entrar em contato para que possamos tentar ajudar e, eventualmente, ir aperfeiçoando nosso pendrive e este tutorial.

NOTA: Para gravar seu pendrive, siga o link de download que foi enviado para seu email. Depois disto, siga as instruções que estão nesta página.

A - Requisitos da Microsoft para o Windows 11

Os requisitos mínimos mais restritivos são estes:

  • Processador de 64 bits com pelo menos 2 núcleos, da Intel da 8ª geração ou mais recente ou então AMD Ryzen da série 2000 ou mais recente
  • UEFI de 64 bits
  • Suporte a Boot seguro UEFI (Secure Boot) presente e habilitado
  • Módulo de segurança Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0 ou superior
  • 4GB de memória RAM

    Fora isto, ainda existem mais algumas limitações:

  • HD sem formatação ou então formatado em GPT. Se estiver formatado em MBR, é preciso apagar esta partição para poder formatar em GPT ou então converter de MBR para GPT usando o utilitário do próprio Windows (para fazer isto, veja aqui)
  • 64GB de espaço livre no disco
  • Placa de video compatível com DirectX 12 e com driver WDDM 2.0 ou superior
  • Monitor com 720 pixels na vertical e maior que 9 polegadas

Para testar se um PC é ou não compatível, existem três alternativas possíveis (todas estão presentes no pendrive):

  1. Usar o utilitário WhyNotWin11. Este está presente no pendrive e não precisa de instalação. O micro que vai ser testado precisa estar com o Windows instalado, daí é só abrir o pendrive e executar o utilitário. Se todas as opções aparecerem verdes, então o PC é totalmente compatível e é só fazer a instalação padrão (vide adiante)
  2. Usar o utilitário Windows.11.Compatibility.Checker. Este também está presente no pendrive e não precisa de instalação. O micro que vai ser testado precisa estar com o Windows instalado, daí é só abrir o pendrive e executar o utilitário. Se todas as opções aparecerem verdes, então o PC é totalmente compatível
  3. Usar o utilitário WhyNotWin11. Este é fornecido pela Microsoft e precisa estar instalado no PC a ser testado, que também deve estar com um Windows instalado. Depois disto, funciona igual aos outros dois, ou seja, mostra uma tela indicando se o PC é ou não compatível com os requisitos oficiais do Windows 11.

Conforme já foi dito, os três utilitários estão presentes no pendrive.

B - Funcionamento do pendrive

Nosso pendrive de instalação do Windows 11 é capaz de inicializar um PC nos dois modos que existem, ou seja, BIOS/CSM ou UEFI:

  • Modo BIOS (ou CSM, como também é chamado) - É o modelo de EPROM utilizado nos PCs antes de serem substituídos pelo método UEFI. Os PCs fabricados durante a transição para UEFI são capazes de inicializar tanto em modo BIOS/CSM quanto em modo UEFI, mas se inicializarem pelo modo BIOS perderão acesso aos recursos avançados proporcionados por este sistema.
  • Modo UEFI - É o sistema mais recente. Começou a ser implantado nos PCs, aproximadamente, a partir do ano 2000. Alguns PCs recentes nem trazem mais o modo BIOS (também chamado de “Legacy”) e funcionam apenas em modo UEFI.

Nosso pendrive é capaz de inicializar tanto em modo BIOS/CSM/LEGACY quanto em modo UEFI.
O Windows 11 requer, por padrão, que o PC esteja em modo UEFI, mas isto pode ser contornado parcialmente (veja adiante)

C - Instalando o Windows 11 em micros compatíveis

Se o PC for 100% compatível, é só configurar para inicializar a partir do pendrive. Uma vez tendo atingido a tela abaixo, utilize as setas para cima e para baixo para selecionar a opção “Para UEFI x64 compatíveis (padrão)”. A imagem ISO original do instalador fornecido pela Microsoft será montada em formato de DVD, e a instalação será iniciada. Vai ocorrer de maneira bem parecida com a do Windows 10.

D - Instalando o Windows 11 em micros NÃO compatíveis

Quando o micro é incompatível com o padrão da Microsoft, então aparece uma mensagem alertando e a instalação é interrompida.

Se o micro tiver processador com pelo menos 2 núcleos e 4 GB de RAM ou maior, então poderá tentar nosso instalador alternativo.

Se o PC foi inicializado em modo UEFI e você tentou a instalação normal, reinicialize de novo pelo pendrive e escolha a opção “Para BIOS, CSM ou UEFI incompatíveis”.

Se o PC foi inicializado em modo BIOS/CSM, então a única saída é inicializar de novo pelo pendrive e tentar a opção “Para BIOS, CSM ou UEFI incompatíveis”.

E - Se o micro for realmente incompatível com o Windows 11 e/ou for muito lento

Se nenhuma das soluções acima funcionou, então definitivamente este micro não vai conseguir rodar o Windows 11. Pode-se tentar com o Windows 10 ou com o Windows 8.1.

Uma outra alternativa é instalar o Lubuntu Linux, que também está presente no pendrive.

F - Possíveis erros

Durante o uso do pendrive ou durante a instalação do Windows podem ocorrer uma série de erros. Os mais comuns estão explicados abaixo:

  • Erro 1:
    Ao dar o boot com o pendrive em modo UEFI, vejo uma tela azul onde está escrito:
    “Verification failed: (15) Access denied
    (Falha na verificação: (15) acesso negado)
    Comentário: Significa que o PC não conseguiu inicializar pelo pendrive. Isto geralmente acontece porque o recurso SECURE BOOT (Inicialização segura) está habilitado no modo UEFI. Basta desabilitar o SECURE BOOT no UEFI (BIOS) e reinicialiar pelo pendrive. Depois de instalar o Windows 11, habilitar novamente o SECURE BOOT para manter a segurança do PC.
  • Erro 2:
    Durante a instalação do Windows 11, ao selecionar o disco onde vai ser instalado, aparece uma mensagem dizendo mais ou menos isto:
    “O Windows 11 não pode ser instalado nesta partição porque ela é MBR.”
    Comentário: Significa que o PC já tinha alguma versão de Windows instalado numa partição formatada no sistema MBR.
    Existem duas saídas possíveis:
    1 • Interromper a instalação, rodar o Windows instalado e converter a partição para GPT, conforme explicado nesta página. Feito isto, reinicializar pelo pendrive e tentar a instalação novamente. A vantagem deste método é que não vai perder as informações que estiverem no HD.
    2 • Ainda no instalador do Windows 11, excluir todas as partições e selecionar o disco onde deseja instalar o Windows 11. Ele vai reparticionar o HD e todos os dados que estiverem lá serão perdidos.

  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.